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A ESTRADA DE FERRO RECIFE - GRAVATÁ Pequeno Histórico A construção da Estrada de Ferro Central do Recife, da qual faz parte o trecho Recife/Gravatá, teve início em 1881. Em 1885, foi inaugurado o primeiro trecho dessa estrada, ligando o Recife à Bonança. Em 1886, a ferrovia já atingia a cidade de Pombos. No ano seguinte, estava em Russinha, no município de Vitória de Santo Antão. Porém, só no ano de 1894, a estrada de ferro chegaria à cidade de Gravatá. Essa demora, foi decorrente da grande dificuldade de acesso a Gravatá, cujo percurso passava por terrenos montanhosos. Coube ao geólogo John C. Branner, o estudo da natureza geológica para a definição do "grade", ao longo do qual estariam vários túneis, pontilhões e viadutos. O traçado desse percurso coube ao engenheiro Eugênio de Melo, que projetou não apenas os túneis, como também os pontilhões e viadutos, que cobrem o trecho da estrada até Gravatá. Os viadutos e pontilhões foram construídos em perfis metálicos, de ferro, cujos elementos eram fixados entre si, através de cravos, rebites e parafusos. Destacava-se pela sua engenhosidade, o viaduto da Grota Funda, com 180 m de extensão e a 48m de altura. Dos pontilhões dessa época, restam apenas os que se encontram nas proximidades das estações ferroviárias de Vitória e Gravatá. O projeto inicial previa, e se chegou a construir, vinte e um túneis, porém, sete deles vieram a se transformar em céu aberto, por comodidade técnica. O primeiro túnel foi aberto em 1887, conforme registro ainda existente na boca desse túnel. A construção dos túneis, pontilhões e viadutos retardou o cronograma das obras, havendo, inclusive, pequenas alterações no trajeto original, para minimizar custos e perfurações, o que todavia não impediu que o décimo primeiro túnel tivesse 259m de extensão. Finalmente, em 04 de janeiro de 1894, foi inaugurada a estação de Gravatá. Nos anos de 1945 a 1947, os pontilhões e viadutos metálicos foram substituídos, por outros, em concreto armado. Ainda assim, esse trecho da ferrovia mantém a beleza do seu traçado e a ousadia das obras de engenharia ao longo do seu percurso. Em 1986, o trecho da estrada de ferro Recife/Gravatá foi tombado, através do Decreto Estadual nº11.238, por se constituir um marco da engenharia no Estado, pela singular paisagem que se descortina em toda a sua extensão, partindo dos varais e bananeiras plantados nos fundos dos quintais da periferia do Recife, à amplidão dos vales que ladeiam a estrada e a serra, ao se aproximar de Gravatá, e ainda, pela importância que teve a ferrovia no desenvolvimento econômico de Pernambuco, até meados deste século. |
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